BLOG EM CONSTRUÇÃO

Sejam bem vindos. Aguardem. Este blog está em construção. Em breve, mais informações sobre nosso Núcleo de Estudos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Definições das Áreas Temáticas

1)    Arqueologia e Pré-História

A proposta desta área temática é englobar os interesses nos diversos trabalhos e possibilidades de pesquisa no âmbito da arqueologia que estuda as formas e a diversidade das ocupações humanas em épocas Pré-históricas. Da mesma forma pretende desenvolver trabalhos que busquem compreender não somente as formas de ocupação humana no território brasileiro e norte-rio-grandense, mas também as discussões relativas ao ensino do conteúdo de pré-história, enquanto recorte temporal utilizado nos materiais didáticos aplicados nos níveis do ensino fundamental e médio.

2)    Arqueologia Histórica

A proposta desta área temática é divulgar e desenvolver pesquisas e discussões acerca de um recorte temporal aplicado no âmbito da arqueologia sul americana e brasileira. A chamada arqueologia histórica ou arqueologia das sociedades modernas pretende dar conta dos estudos acerca dos remanescentes materiais das várias sociedades impactadas pelo advento da colonização luso-espanhola na América do Sul. Tais remanescentes ou vestígios materiais permitem a arqueologia propor respostas relacionadas à diversidade cultural decorrente dos contatos interétnicos entre sociedades nativas, transpostas e colonizadoras, bem como a presença de outros agentes sociais no processo de formação histórica da sociedade brasileira.

3)    Etnoarqueologia e Etnografia

Esta área temática busca abranger os estudos arqueológicos que estão em relação e interação direta com os dados etnográficos disponíveis através das análises históricas e antropológicas. Também buscam dar amparo aos estudos que necessitam da conceituação utilizada pela arqueologia na sua interação com a antropologia no trabalho com dados empíricos relacionados a grupos étnicos, traços identitários e descrições etnográficas, todas estas ricas em informações comparativas ao trabalho da arqueologia com a cultura material do passado.


4)    Arqueologia Social e Arqueologia Pública.

Esta área temática tem se desenvolvido atualmente na América Latina e no Brasil e busca desenvolver a necessidade de se realizar questionamentos e discussões acerca dos processos sociais e identitários de natureza educacional, cultural, patrimonial e profissional. Esses processos todos se relacionam com a arqueologia, bem como interagem com as formas de difusão desses conhecimentos no meio social brasileiro. A aplicação do estudo da arqueologia atinge campos de atuação novos para os interessados nesta disciplina tais como: educação patrimonial; ensino da arqueologia; arqueologia e política acadêmica; arqueologia e história política do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário