BLOG EM CONSTRUÇÃO

Sejam bem vindos. Aguardem. Este blog está em construção. Em breve, mais informações sobre nosso Núcleo de Estudos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Leituras do NEAB durante o ano de 2010

         Durante o ano de 2010, o grupo de Estudo Arqueologias Brasileiras (NEAB), realizou leituras bibliográficas referentes a trabalhos arqueológicos estudados entre as regiões Norte, Central e Nordeste. As diferentes pesquisas nos direcionaram as metodologias e técnicas de escavações de campo - tanto no aspecto da pré-história como histórica - tecnologia e procedimentos de dados obtidos a partir de autores que estudaram diversos sítios (gravuras, pinturas, enterramentos funerários, etc). As várias atividades revistas nas literaturas favoreceram aos ouvintes compararem as leituras já revistas em sala de aula nas disciplinas de Pré-história e Arqueologia. 
        A metodologia usada nos encontros apresentou aos ouvintes participantes diferentes meios de obtenção de resultados para entender e compreender como as populações que habitaram o Brasil, antes da ocupação colonial, se estabeleceram, progrediram em conhecimento em diferentes regiões, com culturas diversas e práticas culturais, deixando um legado em forma de cultura material nos artefatos fabricados, nas pinturas e gravuras como forma de linguagem própria de um povo. Neste contexto espacial de conhecimento antropológico, histórico e arqueológico, surge as motivações do grupo para fortalecer os compromissos como grupo de extensão, tornando-nos dentro da Universidade, Núcleo de Estudo

As bibliografia utilizadas no ano de 2010, foram:

NEVES, Eduardo Góes. “O Velho e o Novo na Arqueologia Amazônica”. Revista USP, nº 44, São Paulo. 1999-2000. P. 86-111.

OLIVEIRA, Jorge Eremites. Da Pré-História à História Indígena: (Re) Pensando a Arqueologia e os povos canoeiros do Pantanal. Revista Arqueologia, nº 16, 2003. São Paulo. P. 71-86.

PEREIRA, Edithe. As Representações Antropomorfas nas Gravuras rupestres de Prainha – pará, Brasil. Clio Série Arqueológica, nº 14, 1999. Recife, SAB. P. 39-66.

PEIXOTO. José Luis dos Santos. Arqueologia na Região dos Grandes Lagos do Pantanal. I Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. UFMS. 2009. p. 139-152.

SCHAAN,  Denise Pahl; VEIGA E SILVA, Wagner Fernando da. O Povo das Águas e sua Expansão Territorial: Uma Abordagem Regional de Sociedades Pré-coloniais na Ilha de Marajó. Revista de Arqueologia, nº 17. 2004. p. 13-32.

LOURDEAU,  Antoine. A Pertinência de uma Abordagem Tecnológica Para o Estudo do Povoamento Pré-hitórico do Planalto Central do Brasil. Habitus, v. 4, nº  2. 2006. p. 685-710.

MENDONÇA, Teresa C.; ETCHEVARNE, Carlos. Evidências Arqueológicas da Saúde Bucal em Dois Grupos Populacionais da Salvador Colonial. Revista Argentina de Antropologia Biológica 9 (2). 2007. p. 7-28.

COMERLATO, Fabiana. Estudo Metodológico em sítios de Gravuras Rupestres em Lajedo, Bahia. I Encontro Internacional da SAB. Florianóplolis/ SC. 2007.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário