BLOG EM CONSTRUÇÃO

Sejam bem vindos. Aguardem. Este blog está em construção. Em breve, mais informações sobre nosso Núcleo de Estudos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O início do Núcleo de Estudo.


     Em 2009, Cláudio Rogério (graduando em Ciências Sociais) e Daniela Araújo (graduando em história), estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se conheceram. Ambos com interesse em arqueologia tiveram a ideia de fundar um grupo de estudo nesta área. Sentindo a necessidade e a carência de ter na Instituição estudos mais aprofundados, mesmo existindo a disciplina "Arqueologia" e Pré-históra" uma vez a cada ano, resolveram procurar ajuda de uma professora. Márcia Vasques tinha aplicado a disciplina de Arqueologia em 2009 na turma de Daniela. Infelizmente ela não pode atender o convite alegando motivos pessoais. Mas não desanimaram.
      Ambos decidiram procurar Roberto Airon, Doutorado em Arqueologia Histórica, na época ainda não tinha defendido sua tese. Mesmo sabendo das dificuldades que poderia enfrentar, aceitou com boa vontade e disposição para a fundação do primeiro Grupo de Estudo em Arqueologia da UFRN que se transformou em um Núcleo de Extensão. Em Março de 2010, aconteceu o primeiro encontro. A idéia do nome “Grupo de Estudos Arqueologias Brasileiras” partiu da opinião de Roberto Airon sendo unânime a aceitação. Os encontros aconteciam uma vez por semana, em salas diferentes. Não tinham ainda um espaço definido para discutirem os textos apresentados por Roberto. Isso não era motivo de preocupação, mas estavam conscientes que já tinham dado um grande passo para o futuro da Arqueologia tanto para a Instituição como para o crescimento dos participantes e dos outros que viriam. Os temas apresentados a cada encontro semanal eram voltados para trabalhos realizados no Brasil começando pela região Norte, em especial na Amazônia, e durante os meses outros textos regionais eram apresentados. As discussões também estavam voltadas para o futuro do grupo de estudo. Sabiam que teria que crescer em número de participantes. Mas antes que isto acontecesse, teriam que decidir como tudo iria caminhar nos próximos anos.
     Ainda em 2010, no início do período letivo, Roberto Airon ministrou a disciplina “Pré história” para os novos alunos do curso de História. Antes do fim do semestre, foi anunciado sobre o Grupo de Estudo. Alguns interessados, a partir daí, se vincularam aos propósitos do Núcleo de Estudo, Arqueologias Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário